segunda-feira, 19 de setembro de 2011

João Donato - A bad Donato (1970)

Essa é uma obra fantástica . O disco “A Bad Donato” é o que o nome mesmo está dizendo, um João Donato mal, com um som pesado, fudido. Arrebentou consigo mesmo, com a bossa que fazia só pra gringo ver. Musicalemente e estéticamente o disco faz juz a seu título. Lançado originalmente em 1970, foi concebido posteriormente à Donato se deslumbrar com o jazz-rock, e ter ouvido muito Hendrix e chacoalhado ao som James Brown. Nunca foi lançado no Brasil e agora tem mais fama de maldito do que seu criador, e ainda bem que é. Um maldito, bendito…..

O disco tem um detalhe que o diferencia e muito. Detalhe que saiu da cabeça de Donato. Gravar tudo em dobro: guitarra, trompete, bateria, trombone, piano e para gravar esses instrumentos, se liguem no time que ele chamou. (apenas amigos que Donato tinha desde 1959 (época que se mudou para os EUA)): Ernie Watts no sax, Bud Shank na flauta, Jimmy Zito no trompete, Don Meza no clarinete, o mestre Dom Um Romão na bateria e Oscar Castro Neves no viloão. Eumir Deodato também foi chamado para arranjar o disco….caramba!!

O disco é uma pedra de jazz-rock/bossa-psicodélica que preenche os ouvidos e influenciou uma série de músicos importantíssimos como modelo para um jazz-rock swingado. Dom Um Romão, Airto Moreira, Eumir Deodato, Raul de Souza, Stanley Clark, todos beberam em “A Bad Donato” em composições futuras. E que bom!!!

texto por: boca fechada


é o tipo do disco que você se pergunta ''como não conheci isso antes?''

como diria Juliano Jubileu: LINDÍSSIMO!

Baixar



Nenhum comentário:

Postar um comentário